Conheça os nossos serviços prestados!
PCMAT
O chamado Programa das Condições do Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção está diretamente ligado a Norma Regulamentadora (NR-18), de acordo com a portaria n° 3214. do Ministério do Trabalho. Promovendo ações preventivas, relacionadas à integridade física e saúde do trabalhador da construção civil, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes e visitantes. Com uma equipe técnica especializada, com Know-how para desenvolver este tipo de documento e realizar a implementação da norma, a fim de garantir um sistema e gestão de segurança do trabalho relacionados a construção de maneira geral.
PCMSO
A medida preventiva é mais que importante na hora de contratar o funcionário! Pois, ao contratar um colaborador que já possui alguma patologia, automaticamente a empresa contratante arcará com todo o ônus relacionado ao trabalhador.
O acompanhamento da saúde do funcionário é mais que importante na hora da contratação, durante e após. Os exames necessários são: admissional, periódico, em caso de mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.
Exames específicos como esses devem ser realizados por um médico especialista em Saúde do Trabalho, que estejam aptos a diagnosticar alterações já no período da admissão.
O PCMSO (Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional) é um relatório minucioso onde estão relatadas todas as práticas desenvolvidas e necessárias para garantir a saúde e integridade de cada empregado. Este tipo de programa deve ser elaborado e implantado em todas as empresas que possuem funcionários registrados.
De obrigatoriedade, a implantação da PCMSO é de acordo com a Norma Regulamentadora NR-07, que tem por objetivo a promoção e preservação da saúde em conjunto com trabalhadores, além da detecção de doenças relacionadas ao trabalho de maneira precoce.
LTCAT
O documento LTCAT possui exigência legal através da lei n° 8.213/91 e suas Instruções Normativas do INSS, comprovando assim as condições ambientes em que o colaborador se encontra na empresa em que trabalha. Além disso, o documento é ligado com o preenchimento do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.
Toda a documentação da LTCAT é construída por um Engenheiro de Segurança do Trabalho onde é possível a averiguação de riscos existentes, assim como medições em todo o ambiente, realizado com equipamentos modernos e devidamente calibrados.
Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas (calor ou frio), radiações ionizantes e radiações não ionizantes.
Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, absorvidos pelo organismo humano por via respiratória, através da pele ou por ingestão. Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
É através do LTCAT em conjunto com a portaria n° 3214/78 do Ministério do Trabalho, de acordo com a NR-15 indica a limitação ou não o direito à aposentadoria especial.
Programa de Gerenciamento de Risco
O PGR (Programa de Gerenciamento de Risco) é utilizado para a identificação e avaliação de controle de riscos de maneira geral, podendo ser definido como uma fórmula de implantação de medidas e procedimentos técnicos e administrativos que tem por intenção prevenir, reduzir e controlar os riscos, assim como garantir a instalação dentro dos padrões de segurança consideradas toleráveis ao longo da vida.
Há sempre uma possibilidade de acidentes e danos gerados por eventos indesejados, e a redução da mesma pode ser amenizada de acordo com a implementação de medidas que visam reduzir os índices assim como as frequências de ocorrências de acidentes (ações), assim como suas consequências (ações de proteção).
A instalação da PGR deve contribuir com a melhora de ações rotineiras, que dentro dos padrões de segurança, são consideradas aceitáveis ou toleráveis. Ou seja, toda empresa que desenvolve trabalhos que possam acarretar acidentes maiores devem estabelecer o programa PGR, promovendo assim uma sistemática voltada para o estabelecimento de orientações gerais de gestão, com alta visão de prevenção de acidentes.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento histórico-laboral que contém várias informações relativas às atividades do trabalhador na empresa, dados administrativos e resultado de monitoração biológica e ambiental. É um documento apresentado em formulário instituído pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contendo informações detalhadas sobre as atividades do trabalhador, exposição a agentes nocivos à saúde e outras informações de caráter administrativo.
O primeiro modelo do formulário foi apresentado no Anexo XV da Instrução Normativa nº 84 do INSS, de 17/12/2002. Esse modelo foi aprimorado e sua versão final pode ser obtida no sítio da Previdência, no anexo XV, da Instrução Normativa INSS/PRES nº 45, de 06 de agosto de 2010.
O objetivo do PPP é apresentar, em um só documento, o resumo de todas as informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e à existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, além de ser o documento que orienta o processo de reconhecimento de aposentadoria especial, podendo também ser usado para caracterizar o nexo técnico em caso de acidente de trabalho.
As informações para o PPP devem ser extraídas do Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem por finalidade prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, assim como a prevenção de vida, como a promoção da saúde. A CIPA tem suporte legal de acordo com o artigo 163 das Leis do Trabalho e a NR-05. As empresas, de maneira geral, devem constituir a CIPA de acordo com a atividade econômica e o número de empregados. A SETTHA desenvolve todo o processo eleitoral da CIPA desde o cronograma até a posse.
Análise Ergonômica no Trabalho
De acordo com a NR-17 estabelece os parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho, características psicofisiológicas dos trabalhadores e contempla as condições mínimas abordadas de acordo com a Análise Ergonômica do Trabalho. Toda a Análise realizada pela SETTHA abrange todos os aspectos exigidos pela legislação, fornecendo todo o suporte necessário a empresa para adequar as condições de seus ambientes do trabalho, como:
- Análise da Organização do Trabalho
- Levantamento de Condições Ambientais
- Análise das Tarefas e dos Postos de Trabalho
- Análise Biomecânica
- Entrevista com os trabalhadores
- Conclusão com clara definição dos riscos ergonômicos
- Recomendações de melhorias
- Definição de prioridades e suporte para soluções provisórias até a implantação das recomendações;
- Relatório descritivo com fotos, recomendações e conclusões estruturado conforme a necessidade da Empresa;
- Realização da análise na Empresa por profissionais capacitados, especialistas em Ergonomia.
A AET é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar altamente competente e especializada em Segurança e Saúde no Trabalho.
Licenciamento Ambiental
No Brasil, o Licenciamento Ambiental é um processo obrigatório para todos os empreendimentos considerados potencialmente poluidores. Através dele é definida a correta localização, requisitos para a instalação e operação junto aos órgãos ambientais competentes tanto no âmbito federal, estadual e municipal. O processo de Licenciamento Ambiental é dividido em três fases:
Licença Prévia (LP)
Planejamento para a viabilidade ambiental em relação à sua localização e ramo de atividade proposto, onde são traçados todas as condições e requisitos básicos para a sua instalação;
Licença de Instalação (LI)
Fase de implantação da obra, onde as condições ambientais, projetos e planos aprovados na LP serão colocados em ação;
Licença de Operação (LO)
Após a verificação do cumprimento das exigências legais das licenças anteriores autoriza o início da operação no empreendimento.
A SETTHA Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolve todo o processo junto ao Órgão Ambiental Estadual da Licença de instalação a Licença de Operação, regularizamos também o CADRI.
Projeto de Bombeiros
O AVCB é um documento oficial, emitido pelo Corpo de Bombeiros, sendo um dos principais requisitos para se obter a licença de funcionamento dos estabelecimentos. Os principais objetivos do projeto são:
- Proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;
- Dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio;
- Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio, dar condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a lei, este documento é obrigatório para prédios comerciais, industriais e até residenciais de determinado porte. Ao fecharem contrato com alguma seguradora, este tipo de documento é o primeiro a ser averiguado.
A SETTHA Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolve todo o processo junto ao Corpo de Bombeiros desde o projeto, implantação do sistema de combate a incêndios finalizando nosso trabalho no recebimento do documento.
Implantação ISO 9001
A ISO 9001, certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação deste sistema. A ISO 9001 possui ferramentas de padronização, e é um modelo seguro para a implantação da Gestão da Qualidade.
O objetivo desta norma é proporcionar confiança ao cliente de que os produtos e serviços proporcionem uma qualidade de acordo com a definição da empresa. Seja uma empresa pública e privada deve obter a certificação com base na ISO 9001, independente do setor ou produto e serviço oferecido. Além disso, o documento agrupa um conjunto de práticas de gestão de empresas do mundo todo.
Quando a empresa se certifica nesta norma, terá competência para utilizar uma famosa ferramenta da qualidade: o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action) que significa planejar, fazer, checar e agir.
A norma ISO 9001 conta com 8 princípios da qualidade, e todos eles podem ser utilizados por qualquer empresa, assim como cada princípio deve ser analisado e estudado a fim de atingir o sucesso implementado! A SETTHA auxilia a certificação da sua empresa com seus profissionais altamente capacitados , além de implantar todo o Sistema de Gestão de Qualidade.
Implantação ISO 14001
A norma NBR ISO 14001 é uma ferramenta criada para auxiliar empresas de qualquer seguimento ou tamanho a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais.
A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. A NBR ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.
Empresas certificadas na NBR ISO 14001 demonstram ao mercado seu comprometimento e respeito com o meio ambiente e também com seus consumidores.
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na NBR ISO 14001 é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios.
A NBR ISO 14001 é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais.
A NBR ISO 14001 integra estes dois motivos e provê uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental efetivo. Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos. É reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho das organizações.
A SETTHA Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolve toda implantação do Sistema de Gestão Ambiental, baseado na Norma ISO 14001, para obtenção da certificação junto ao órgão certificador a escolha da empresa, possuímos profissional com knowholl com especialização na área.
Implantação ISO 45001
A ISO 45001 é a norma internacional para um SGSSO (Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional). A ISO 45001 adota a estrutura superior do Anexo SL, presente em todas as Normas de Sistemas de Gestão ISO, novas e revisadas.
A ISO 45001 pode ser alinhada a outras normas de sistemas de gestão, como a ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015.
O grande foco da ISO 45001 é o contexto organizacional! A norma exige que a organização leve em conta o que seus principais interessados esperam dela em termos de gestão da saúde e segurança ocupacional. A organização deve determinar quem são as pessoas relevantes para seu SGSSO e estabelecer os requisitos pertinentes dessas pessoas.
A intenção da ISO 45001 é fornecer à organização um alto nível de compreensão das questões importantes que podem afetar positiva ou negativamente a forma como gerencia suas responsabilidades de saúde e segurança ocupacional em relação aos colaboradores.
Questões de interesse são aquelas que afetam a capacidade da organização em atingir seus resultados pretendidos. Entre elas estão os objetivos definidos para seu SGSSO, como o cumprimento de compromissos de políticas de SSO.
A SETTHA oferece cursos de treinamento para ajudá-lo a compreender os requisitos da ISO 45001. Mediante solicitação, podemos oferecer análises de lacunas, que podem ser usadas para destacar as necessidades para a certificação ISO 45001.
Realizando serviços com a máxima qualidade!
Todos os serviços citados acima são realizados por profissionais capacitados
e experientes na área. Qualidade e compromisso são o nosso lema!